SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Un estudio exploratorio de el impacto de síntomas depresivos en niños y adolescentes en institución de acogidaPredictores de la intención de consumo intensivo episódico de alcohol en adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

LOPES, Lais de Oliveira  y  CACHIONI, Meire. Impacto de uma intervenção psicoeducacional sobre o bem-estar subjetivo de cuidadores de idosos com doença de Alzheimer. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp. 165-181. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.1-12.

O objetivo deste estudo foi investigar o impacto de um programa psicoeducacional dirigido a cuidadores familiares de idosos com Doença de Alzheimer em relação às avaliações desses cuidadores sobre o seu bem-estar subjetivo. Cuidadores familiares de idosos (n=21) foram entrevistados antes e após a intervenção, composta por quinze sessões. Os instrumentos aplicados foram: Escala de Satisfação Geral com a Vida; Escala de Satisfação com a Vida Referenciada a Domínios; Escala de Ânimo Positivo e Negativo; e, Escala de Depressão Geriátrica. Os cuidadores apresentaram melhora em satisfação geral com a vida e com o envolvimento social, e maior presença de afetos positivos. Ao comparar os valores correspondentes às diferenças de antes e após a intervenção das variáveis de bem-estar, observou-se que houve diferença significativa entre os cuidadores com renda superior a seis salários mínimos e os cuidadores de menor renda em relação à variável de satisfação com a capacidade mental, e entre os cuidadores que cuidavam há mais de doze meses e os que cuidavam há menos tempo quanto à satisfação geral com a vida. Tais resultados se diferenciaram entre grupos de cuidadores, de acordo com o sexo, gênero, graus de parentesco, renda, idade e tempo de cuidado.

Palabras clave : Cuidadores; bem-estar; psicoeducação; doença de Alzheimer.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )