SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Impacto de uma intervenção psicoeducacional sobre o bem-estar subjetivo de cuidadores de idosos com doença de AlzheimerCaracterização da revelação do abuso sexual de crianças e adolescentes: negação, retratação e fatores associados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

PELTZER, Raquel I. et al. Preditores da intenção de consumo intensivo episódicode álcool em adolescentes. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp. 183-192. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.1-13.

O consumo intensivo de álcool (CIEA) é um problema de saúde pública que afeta pessoas mais jovens. O estudo dos determinantes cognitivos motivacionais desse padrão de consumo é uma área em crescimento e desenvolvimento recente. Uma teoria que se mostrou adequada para a explicação desse comportamento é a Teoria do Comportamento Planejado (TCP). Este trabalho tem como objetivo estudar a relação entre a intenção de CIEA, atitude, norma subjetiva e controle comportamental percebido em estudantes do ensino secundário, fazendo diferenciação por sexo. Método: a amostragem foi intencional, estudantes do ensino secundário (n = 185) da cidade de Mar del Plata (Argentina) de 12-18 anos. Foi utilizado um questionário que perguntava sobre: padrões de consumo, variáveis das TCP, idade e sexo. Foram realizadas análises de regressão hierárquica para meninos e meninas separadamente, considerando a intenção como a variável dependente. Resultados: a principal variável que prediz a intenção de CIEA nos dois sexos é a atitude. A norma subjetiva foi um preditor só no sexo feminino. Conclusões: as crenças e avaliações relativas à CIEA desempenham um papel significativo na disposição para realizar o comportamento. No caso das mulheres, também afeta a norma subjetiva. Embora este estudo tenha algumas limitações, os resultados permitem um abordagem para o estudo dos fatores cognitivos motivacionais relacionados à CIEA em adolescentes, de acordo com o gênero.

Palavras-chave : Consumo intensivo episódico de álcool; teoria do comportamento planejado; adolescentes.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )