SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Preditores da intenção de consumo intensivo episódicode álcool em adolescentesPorquê não mudam as famílias?: Narrativas de terapias familiares de insucesso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BAIA, Pedro Augusto Dias; VELOSO, Milene Maria Xavier; MAGALHAES, Celina Maria Colino  e  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Caracterização da revelação do abuso sexual de crianças e adolescentes: negação, retratação e fatores associados. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp. 193-202. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.1-14.

A revelação do abuso sexual pode garantir as intervenções psicossociais e legais às vítimas, aos(as) agressores(as), e aos familiares. Este estudo objetivou caracterizar a revelação, negação e retratação do abuso sexual por meio de trinta e um prontuários de casos de abuso sexual registrados contra crianças e adolescentes atendidos em um serviço especializado na cidade de Belém-Pará. Os seguintes fatores foram explorados: idade e sexo (vítimas/agressores), relação entre as vítimas e os(as) agressores(as) (intrafamiliar/extrafamiliar), indivíduo que fez a notificação. Os resultados indicam a predominância de vítimas entre oito e 11 anos de idade, sexo feminino, e agressores entre 14 e 32 anos, sexo masculino. Houve maior ocorrência de abuso sexual intrafamiliar. A mãe biológica realizou as notificações na maioria dos casos (n=14). O abuso sexual foi revelado pelas vítimas em 87% dos casos, e a não revelação envolveu abuso intrafamiliar. A negação predominou entre os meninos e crianças de cinco a sete anos. Os dois únicos casos de retratação ocorreram na amostra de meninos. A revelação, negação e retratação devem ser utilizadas como indicadores importantes na avaliação e compreensão dos casos de abuso sexual infantil.

Palavras-chave : Abuso sexual; revelação; negação; retratação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )