SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Child sexual abuse disclosure characterization: denial, recantation and associated factorsMarital violence and family of origin: a systematic literature review in the period of 2006 through 2011 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SEQUEIRA, Joana  and  ALARCAO, Madalena. Porquê não mudam as famílias?: Narrativas de terapias familiares de insucesso. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp. 203-219. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.1-15.

A terapia familiar sistêmica de enfoque narrativo procura promover a mudança terapêutica através da perturbação das histórias dominantes sobre o problema e da construção de novas histórias para significar os eventos de vida. O objetivo deste estudo consistiu em compreender os aspetos que bloqueiam a mudança narrativa, partindo de uma metodologia de estudo de caso. Para o efeito, foram analisados 2 processos completos de terapia familiar, considerados insucessos por clientes e terapeutas. Foram visualizadas e intensivamente analisadas 16 sessões terapêuticas, através do Sistema de Avaliação da Mudança Narrativa (SAMN). Os resultados mostram que: (a) as narrativas permanecem estáticas, centradas no presente ou no passado, com total ausência de perspectiva de futuro; (b) a família explica as suas dificuldades ou problemas com base em relações diretas de causa-efeito (causalidade linear); (c) a emergência de singularidades e de reflexividade narrativa é pontual, incapaz de perturbar a narrativa dominante e de ser amplificada pelo sistema terapêutico. Com base num modelo de organização da narrativa em três níveis lógicos distintos, as autoras discutem os resultados obtidos realçando a necessidade de identificar e trabalhar o nível em que a narrativa está bloqueada para potenciar a mudança terapêutica ou de 2ª ordem.

Keywords : Narrativa; terapia familiar; mudança; insucesso terapêutico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )