SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Caracterización de la revelación de abuso sexual de niños y adolescentes: negación, retractación y factores asociadosViolencia conjugal y familia de origen: una revisión sistemática de la literatura de 2006 hasta 2011 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

SEQUEIRA, Joana  y  ALARCAO, Madalena. Porquê não mudam as famílias?: Narrativas de terapias familiares de insucesso. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp.203-219. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2013.1-15.

A terapia familiar sistêmica de enfoque narrativo procura promover a mudança terapêutica através da perturbação das histórias dominantes sobre o problema e da construção de novas histórias para significar os eventos de vida. O objetivo deste estudo consistiu em compreender os aspetos que bloqueiam a mudança narrativa, partindo de uma metodologia de estudo de caso. Para o efeito, foram analisados 2 processos completos de terapia familiar, considerados insucessos por clientes e terapeutas. Foram visualizadas e intensivamente analisadas 16 sessões terapêuticas, através do Sistema de Avaliação da Mudança Narrativa (SAMN). Os resultados mostram que: (a) as narrativas permanecem estáticas, centradas no presente ou no passado, com total ausência de perspectiva de futuro; (b) a família explica as suas dificuldades ou problemas com base em relações diretas de causa-efeito (causalidade linear); (c) a emergência de singularidades e de reflexividade narrativa é pontual, incapaz de perturbar a narrativa dominante e de ser amplificada pelo sistema terapêutico. Com base num modelo de organização da narrativa em três níveis lógicos distintos, as autoras discutem os resultados obtidos realçando a necessidade de identificar e trabalhar o nível em que a narrativa está bloqueada para potenciar a mudança terapêutica ou de 2ª ordem.

Palabras clave : Narrativa; terapia familiar; mudança; insucesso terapêutico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )