SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Porquê não mudam as famílias?: Narrativas de terapias familiares de insucessoBullying e aspectos psicossociais: estudo bibliométrico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MARASCA, Aline Riboli; COLOSSI, Patrícia Manozzo  e  FALCKE, Denise. Violência conjugal e família de origem: uma revisão sistemática da literatura de 2006 a 2011. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp. 221-243. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.1-16.

Estudos acerca da violência conjugal apontam possível associação entre a ocorrência do fenômeno e as experiêcias na família de origem. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura nacional e internacional, no período de 2006 a 2011, no que tange à temática. A partir de um levantamento dos artigos indexados nas bases de dados Academic Search Premier, ISI Web of Knowledge, MEDLINE, Lilacs e SciELO, com a utilização dos descritores "'family of origin' or' intergenerational transmission'"and" 'marital violence' or' partner violence'", foi identificado um total de 120 artigos disponibilizados por apenas duas bases de dados. Para a análise, foram considerados todos artigos com textos completos, disponíveis no formato online e oriundos de revistas acadêmicas. Excluídas as repetições, totalizaram 62 artigos. Eles foram descritos de acordo com o ano de publicação, país, objetivo, delineamento metodológico, participantes, instrumentos e principais resultados. Os resultados apontam para preponderância de produção internacional, merecendo destaque os EUA (62,91%). No Brasil, foram identificadas apenas duas produções acadêmicas, evidenciando importante lacuna na literatura nacional. Constata-se ainda a predominância de trabalhos com enfoque quantitativo (84,1%) em detrimento da compreensão processual ou teórica. Muitos estudos identificam as experiências na família de origem como preditoras da violência conjugal, mas a escassez de produção científica que considere a conjugalidade violenta como um fenômeno complexo, determinado por múltiplos fatores, revela a necessidade de ampliação de pesquisas na área.

Palavras-chave : Violência conjugal; família de origem; transgeracionalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )