SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Violência conjugal e família de origem: uma revisão sistemática da literatura de 2006 a 2011Dependentes químicos em tratamento: um estudo sobre a motivação para mudança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

STEPHAN, Francesca et al. Bullying e aspectos psicossociais: estudo bibliométrico. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp. 245-258. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.1-17.

O Bullying tem sido estudado em todo o mundo por diversos seguimentos acadêmicos. O fenômeno consiste em agressões intencionais e contínuas entre pares escolares nas modalidades física, verbal ou psicológica. É protagonizado por um ou mais agressores, com a intenção de causar danos e prejuízos a um indivíduo ou a um grupo percebido como frágil, com características específicas e sem condições de se defender ou de reverter a situação. Discussões sobre as implicações do bullying são essenciais mediante a necessidade de conhecimento, prevenção e intervenção sobre este fenômeno para diferentes segmentos de atuação profissional. O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar as publicações indexadas em diferentes bases de dados, através de revisões bibliométricas e de análise de conteúdo, que tratassem do bullying e de cinco fatores a ele associados: violência doméstica (VD), gestão educacional, criminalidade, ansiedade social e programas de intervenção antibullying. Dentre os resultados verificou-se: 66 artigos sobre VD, 25 sobre gestão educacional, 25 relativos à criminalidade, 67 referentes à ansiedade social em adultos e 165 sobre programas de intervenção. Quanto aos programas de intervenção, foram constatados indicadores de efetividade como: (a) capacitação dos professores para intervir (51), (b) a conscientização sobre aspectos relacionados ao bullying (43) e (c) o suporte promovido para os alunos individual ou coletivamente (39). Observou-se que todas as temáticas pesquisadas relacionaram-se significativamente com o bullying, o que as ressalta como fundamentais para a inovação de técnicas de intervenção e estratégias de prevenção junto ao contexto em que o fenômeno se manifesta.

Palavras-chave : Bullying; aspectos psicossociais; programas de intervenção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )