SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Dependentes químicos em tratamento: um estudo sobre a motivação para mudançaIncidência de parricídio no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

COMESANA, Ana  e  CONI, Ana García. Análise de tarefas de fluência verbal em pacientes com doença de alzheimer e adultos saudáveis. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp. 269-281. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.1-19.

As tarefas de fluência verbal são amplamente utilizadas para avaliar o funcionamento cognitivo. Normalmente divididas em semânticas e fonológicas onde no primeiro caso requerem evocar palavras de uma determinada categoria, e no segundo, as palavras que começam com uma determinada letra. Em ambos os casos, em um tempo limitado. Essas tarefas envolvem a busca e recuperação de memória semântica e funções executivas. Usamos tarefas de fluência verbal semântica (animais) e fonéticas (as palavras que começam com p) em 40 adultos saudáveis e 31 pacientes com doença de Alzheimer provável, pareados quanto a idade, sexo e nivel de ensino, ambas as tarefas são sensíveis e específicas para detecção de comprometimento cognitivo apresentado por esses pacientes com esta doença. Analisou-se o número de palavras corretas, o tamanho dos clusters (aglomerados de acordo com critérios semânticos ou fonológicos) e da quantidade de switching (alterações entre aglomerados). Para analisar as diferenças entre os grupos, foi utilizado o teste t para amostras independentes. As diferenças foram encontradas em ambas as tarefas: no número de palavras (p < 0,001) e quantidade de switching (fluência semânica, p < 0,001 e fonológica: p = 0,005), mas não o tamanho dos clusters, isto pode ser explicado pelo fato de o grupo de pacientes com doença de Alzheimer têm dano em funções executivas. Estes resultados fornecem evidência em favor da ideia de que os déficits executivos, não só de memória, é característica da doença de Alzheimer.

Palavras-chave : Fluência verbal; doença de Alzheimer; funcionamento cognitivo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )