SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Adoption and infantile preparation in perception of professional of court of childhood and youth of Belém/PA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

PINTO, Neuzeli Maria de Almeida; PONTES, Fernando Augusto Ramos  and  SILVA, Simone Souza da Costa. A rede de apoio social e o papel da mulher na geração de ocupação e renda no meio rural. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.2, pp. 297-315. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.2-01.

O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre rede de apoio social e papeis desenvolvidos por mulheres que exercem a atividade da meliponicultura tendo em vista sua participação na manutenção das redes de apoio que garantem o exercício da atividade, e, consequentemente, a ocupação e renda para a sobrevivência de famílias em comunidades rurais do Maranhão. Participaram sete mulheres de duas comunidades integradas ao Projeto Abelhas Nativas (PAN), que visa o desenvolvimento da meliponicultura como atividade sustentável. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, DC e o M5C, que permitiu avaliar a estrutura e função das redes de apoio social. Constatou-se uma intensa rede de apoio social mantida pelas mulheres presentes em todos os campos estudados. Verifica-se que a existência desta rede permite às mulheres a circulação em vários contextos, bem como a interação entre as pessoas de outros microssistemas de modo adaptado e com equilíbrio nas relações de poder, proporcionando a possibilidade de terem sucesso na execução da atividade da meliponicultura.

Keywords : Família; divisão sexual do trabalho; rede de apoio social; meliponicultura; ocupação; renda.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )