SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Adoção e preparação infantil na percepção dos profissionais do juizado da infância e juventude de Belém/PAAmpliando comportamentos pró-éticos dos alunos: relato de pesquisa e intervenção com educadores do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

COMIN, Fabio Scorsolini. Avaliação dos processos de ensino-aprendizagemem ações educacionais ofertadas a distância. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.2, pp. 335-346. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.2-03.

O objetivo deste estudo é refletir sobre a avaliação dos processos de ensino-aprendizagem em ações educacionais ofertadas a distância. São discutidos dois casos: um curso de pós-graduação a distância (caso 1) e uma graduação na modalidade semipresencial (caso 2). No primeiro caso, predomina a avaliação baseada em testes somativos aplicados em momentos isolados do curso, como testes automatizados, que geram feedback. No segundo caso, predomina a avaliação baseada na resolução de problemas. Tais cursos apresentam estruturas como comissão de qualidade (caso 1) e os projetos coletivos (caso 2), que configuram espaços nos quais os alunos podem discutir sobre avaliação e utilizá-la no incremento do processo formativo. Conclui-se que tais ações educacionais devem considerar não apenas o produto final como atividade avaliativa, mas fundamentalmente o processo norteador da atividade, seus diferentes passos, desafios, insights e construções colaborativas nos diferentes ambientes virtuais de aprendizagem.

Palavras-chave : Avaliação; aprendizagem; tecnologias educacionais; educação a distância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )