SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Práticas educativas maternas e comportamentos infantisno transtorno de déficit de atenção/hiperatividadePapel mediador das representações do tabaco e do suporte do parceiro em fumantes e ex-fumantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

AFONSO, Fernanda  e  PEREIRA, M. Graça. Comportamento tabágico: um estudo com fumantes, ex-fumantes e não fumantes. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.2, pp. 379-389. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.2-06.

Este estudo avaliou sintomas de transtornos psicológicos, qualidade de vida, suporte do parceiro, coping familiar, ajustamento de casal e representações do tabaco em fumantes, ex-fumantes e não fumantes. Participaram no estudo 224 fumantes, 169 ex-fumantes e 173 não fumantes. A duração do consumo de tabaco no grupo de fumantes era de pelo menos 3 anos e a duração de abstinência superior a 3 meses. Os resultados mostraram que os ex-fumantes, quando comparados com os não fumantes e fumantes, revelaram representações cognitivas face ao tabaco mais ameaçadoras, mais ansiedade, mais coping familiar, mais suporte positivo e negativo do parceiro e mais qualidade de vida mental. Os não fumantes, apresentaram representações emocionais mais ameaçadoras e menor compreensão face ao seu comportamento de fumar e mais coesão. Os fumantes, interessantemente, reportaram mais qualidade de vida física. Este estudo enfatiza a importância das representações do tabaco, morbidade psicológica e do suporte do parceiro.

Palavras-chave : Consumo de tabaco; sintomas de transtornos psicológicos; qualidade de vida; suporte parceiro.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )