SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Comportamento tabágico: um estudo com fumantes, ex-fumantes e não fumantesComportamento alimentar inadequado em adolescentes de Juiz de Fora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

AFONSO, Fernanda  e  PEREIRA, M. Graça. Papel mediador das representações do tabaco e do suporte do parceiro em fumantes e ex-fumantes. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.2, pp. 391-402. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.2-07.

Este estudo avaliou as representações associadas ao tabaco como variável mediadora na relação entre o ajustamento de casal e o suporte do parceiro em fumantes e ex-fumantes, bem como o papel do suporte do parceiro como mediador na relação entre as representações do tabaco e variáveis sócio-cognitivas para deixar de fumar. Participaram no estudo 224 fumantes e 169 ex-fumantes. Os fumantes fumavam há, pelo menos, 3 anos e os ex-fumantes tinham deixado de fumar há mais de 3 meses. Os resultados mostraram, nos fumantes, que o suporte do parceiro apresentou um efeito mediador parcial na relação entre as representações do tabaco e as variáveis sócio-cognitivas (atitudes, controle comportamental percebido e planejamento do coping/ação). As representações emocionais do tabaco não tiveram um papel mediador na relação entre o ajustamento de casal e o suporte do parceiro, em fumantes e ex-fumantes. Os resultados apontam para a importância do suporte do parceiro na intervenção junto de fumantes com intenção para deixar de fumar.

Palavras-chave : Representações do tabaco; suporte do parceiro; mediadores; fumantes; ex-fumantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )