SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Papel mediador das representações do tabaco e do suporte do parceiro em fumantes e ex-fumantesYoga, psicofisiologia e saúde: estudos do Departamento de Pesquisas em Yoga da Universidade Patanjali, Índia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

FORTES, Leonardo de Sousa; AMARAL, Ana Carolina Soares  e  FERREIRA, Maria Elisa Caputo. Comportamento alimentar inadequado em adolescentes de Juiz de Fora. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.2, pp. 403-410. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.2-08.

O objetivo do presente estudo foi avaliar os comportamentos alimentares de adolescentes do sexo feminino de Juiz de Fora/MG, comparando-os em função do sexo e do estado nutricional. Participaram 249 sujeitos com idade entre 10 e 15 anos. Utilizou-se o Eating Attitudes Test (EAT-26) para avaliar o comportamento alimentar. Aferiram-se peso e estatura para se calcular o índice de massa corporal (IMC). O estado nutricional foi obtido pelos pontos de corte do IMC. Conduziu-se análise multivariada de covariância para comparar os três fatores do EAT-26 em função do sexo e do estado nutricional. Os resultados demonstraram diferenças significativas nas subescalas Bulimia e preocupação com alimentos e Dieta de acordo com o estado nutricional (p < 0,05). Concluiu-se que o comportamento alimentar foi diferente entre os grupos de estado nutricional.

Palavras-chave : Comportamento alimentar; adolescentes; transtornos alimentares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )