SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Comportamento alimentar inadequado em adolescentes de Juiz de ForaA medida do talento: evidências de validade de uma escala para aferir talento em organizações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MENEZES, Carolina Baptista; BIZARRO, Lisiane  e  TELLES, Shirley. Yoga, psicofisiologia e saúde: estudos do Departamento de Pesquisas em Yoga da Universidade Patanjali, Índia. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.2, pp. 411-417. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.2-09.

Técnicas como posturas de yoga, regulação da respiração, relaxamento e meditação têm sido crescentemente investigadas cientificamente. Muitos destes estudos são realizados na Índia, onde a maior parte destas práticas se originou. Este artigo apresenta um relato de experiência profissional envolvendo um estágio de pesquisa no Departamento de Pesquisas em Yoga da Universidade de Patanjali, Índia, onde alguns destes estudos têm sido conduzidos. Os resultados apresentados, os quais derivam das investigações realizadas no referido departamento, indicam que tais práticas podem ter implicações clínicas para a saúde mental e física. Concernente à fisiologia, dependendo da técnica em particular, os benefícios podem ser notados durante, logo após ou algum tempo depois da prática. Similarmente, tanto intervenções de curto e longo prazo podem produzir mudanças terapêuticas positivas. Entretanto, isto não é consistente em todas as condições, por isso a necessidade de investigar sistematicamente as aplicações das técnicas. Mudanças psicofisiológicas parecem acompanhar muitos destes efeitos e esta é uma área que precisa ser mais explorada, constituindo-se como um campo emergente, especialmente no Brasil, ligando o estudo entre as referidas técnicas, a psicologia e a neurociência.

Palavras-chave : Psicofisiologia; yoga; respiração; meditação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )