SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Yoga, psychophysiology, and health: studies from the Yoga Department Research, Patanjali University, IndiaPenitentiary social reintegration programs: a behavioral analysis approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

OLIVEIRA, Manoela Ziebell de; NATIVIDADE, Jean Carlos  and  GOMES, William Barbosa. A medida do talento: evidências de validade de uma escala para aferir talento em organizações. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.2, pp. 419-437. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.2-10.

A alta competitividade no mundo dos negócios tem levado organizações a uma disputa agressiva por profissionais de alto talento. Essa disputa tem gerado debates, tanto no âmbito organizacional quanto no âmbito acadêmico, sobre como definir o fenômeno e acessar sua ocorrência na população. Neste estudo revisou-se a literatura referente à conceituação de talento, e formulou-se uma definição mensurável do construto, extensiva a diversos contextos organizacionais. Elaborou-se um conjunto de itens referentes a três dimensões do talento: qualidade, velocidade e autonomia na realização do trabalho. Em seguida, buscaram-se evidências de validade e precisão da medida elaborada. Participaram do teste empírico do instrumento 308 profissionais ativos no mercado de trabalho, 61% homens, em média 35,1 anos de idade. Os participantes responderam um questionário contendo 20 itens referentes ao talento, uma escala de personalidade no modelo dos cinco grandes fatores e questões sobre experiência profissional. Análises exploratórias e confirmatórias, em acordo com a definição do construto, corroboraram a estrutura de três fatores do instrumento. Os índices de precisão de todas as dimensões foram satisfatórios, coeficientes alfa superiores a 0,80. As correlações observadas entre os fatores do talento, de personalidade e experiência profissional fornecem adequadas evidências de validade para o instrumento. Pessoas com altos níveis de talento apresentam escores altos em conscienciosidade, foram promovidas mais frequentemente, e receberam ofertas de trabalho de outras empresas. Discutem-se as possibilidades de uso do instrumento na área acadêmica e em situações aplicadas.

Keywords : Talento; desempenho no trabalho; avaliação de recursos humanos; desempenho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )