SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2A medida do talento: evidências de validade de uma escala para aferir talento em organizaçõesEfeito da escolha da opção "nenhuma das alternativas" sobre a ressurgência de classes de equivalência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

GUIMARAES, Thais Albernaz  e  LUNA, Sergio Vasconcelos de. Projetos de reintegração social do presidiário: uma leitura comportamental. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.2, pp. 439-449. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.2-11.

O presente artigo relata resultados de pesquisa que analisou, tendo como referência literatura analítico-comportamental, propostas de reintegração social para presidiários. Buscou-se identificar elementos de programação que deveriam estar presentes na formulação de um projeto de reintegração social, de modo a apresentar maior probabilidade de preparar o presidiário para enfrentar as condições ambientais uma vez fora do presídio. Como material de análise, foram considerados relatos apresentados no Manual de Projetos de Reintegração Social da Secretaria de Administração Penitenciária. No confronto entre a proposta comportamental e projetos analisados, cinco categorias foram criadas de modo a sugerir aos proponentes de um projeto de reintegração condições para torná-lo mais efetivo. A análise foi relevante para identificar lacunas e imprecisões contidas nos projetos apresentados, tornando possível apontar prováveis dificuldades na sua implementação.

Palavras-chave : análise do comportamento; reintegração social; sistema penitenciário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )