SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Projetos de reintegração social do presidiário: uma leitura comportamentalEmparelhamento com o modelo simultâneo e atrasado: implicações para a demonstração de equivalência de estímulos por crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

HAYDU, Verônica Bender  e  CASTRO, Tatiane Carvalho. Efeito da escolha da opção "nenhuma das alternativas" sobre a ressurgência de classes de equivalência. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.451-467. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2013.2-12.

A ressurgência de classes de equivalência tem sido demonstrada sob contingência de punição, mas raramente sob extinção. Uma explicação seriam as condições extremamente controladas dos arranjos experimentais, em que o participante é obrigado a escolher um dos estímulos de comparação. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito de uma opção de resposta correspondente a não escolher um dos estímulos de comparação ("nenhuma das alternativas"), sobre a emergência de relações de equivalência e o efeito dessa opção sobre a ressurgência de classes de equivalência sob extinção ou punição. Dois grupos de seis participantes cada foram submetidos a um procedimento de escolha de acordo com modelo (MTS). Na Etapa 1 (Treino Inicial), relações condicionais para formar quatro classes com quatro estímulos foram reforçadas. Na Etapa 2 (Treino Tardio), as contingências foram alteradas e os 16 estímulos foram recombinados para formar quatro classes de equivalência novas. Na Etapa 3 (Ressurgência), os participantes foram expostos ao MTS sob extinção (Grupo 1) ou punição (Grupo 2) das repostas de acordo com o Treino Tardio. Durante os testes de equivalência e na condição de Ressurgência, a opção "nenhuma das alternativas" estava presente. Os dois grupos demonstraram emergência das classes de equivalência na Etapa 1. Na Etapa 3, cinco dos seis participantes do Grupo 1 não demonstraram ressurgência, mas no caso dos participantes do Grupo 2 esse fenômeno foi observado. A opção "nenhuma das alternativas" foi raramente escolhida. Conclui-se que a presença dessa opção não afetou a formação ou a ressurgência de classes de equivalência.

Palavras-chave : Ressurgência; extinção; punição; relações de equivalência; reorganização de classes de equivalência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )