SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Projetos de reintegração social do presidiário: uma leitura comportamentalEmparelhamento com o modelo simultâneo e atrasado: implicações para a demonstração de equivalência de estímulos por crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

HAYDU, Verônica Bender  e  CASTRO, Tatiane Carvalho. Efeito da escolha da opção "nenhuma das alternativas" sobre a ressurgência de classes de equivalência. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.2, pp. 451-467. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.2-12.

A ressurgência de classes de equivalência tem sido demonstrada sob contingência de punição, mas raramente sob extinção. Uma explicação seriam as condições extremamente controladas dos arranjos experimentais, em que o participante é obrigado a escolher um dos estímulos de comparação. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito de uma opção de resposta correspondente a não escolher um dos estímulos de comparação ("nenhuma das alternativas"), sobre a emergência de relações de equivalência e o efeito dessa opção sobre a ressurgência de classes de equivalência sob extinção ou punição. Dois grupos de seis participantes cada foram submetidos a um procedimento de escolha de acordo com modelo (MTS). Na Etapa 1 (Treino Inicial), relações condicionais para formar quatro classes com quatro estímulos foram reforçadas. Na Etapa 2 (Treino Tardio), as contingências foram alteradas e os 16 estímulos foram recombinados para formar quatro classes de equivalência novas. Na Etapa 3 (Ressurgência), os participantes foram expostos ao MTS sob extinção (Grupo 1) ou punição (Grupo 2) das repostas de acordo com o Treino Tardio. Durante os testes de equivalência e na condição de Ressurgência, a opção "nenhuma das alternativas" estava presente. Os dois grupos demonstraram emergência das classes de equivalência na Etapa 1. Na Etapa 3, cinco dos seis participantes do Grupo 1 não demonstraram ressurgência, mas no caso dos participantes do Grupo 2 esse fenômeno foi observado. A opção "nenhuma das alternativas" foi raramente escolhida. Conclui-se que a presença dessa opção não afetou a formação ou a ressurgência de classes de equivalência.

Palavras-chave : Ressurgência; extinção; punição; relações de equivalência; reorganização de classes de equivalência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )