SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Mediatization of culture, criminalization and pathologization of crack cocaine users: discourses and policiesIRAMUTEQ: a free software for analysis of textual data author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

LUCIO, Patrícia Silva  and  PINHEIRO, Ângela Maria Vieira. Escala da Avaliação da Competência da Leitura pelo Professor (EACOL): evidências de validade de critério. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.2, pp. 499-511. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.2-15.

A Escala da Avaliação da Competência da Leitura pelo Professor (EACOL) foi criada com o objetivo de fornecer uma maneira rápida e de baixo custo para a triagem das dificuldades de aprendizagem dos alunos pelos professores. O presente estudo investiga a concordância entre o desempenho de crianças na leitura em voz alta de palavras isoladas e a avaliação dos professores na EACOL. Foram avaliadas 137 crianças (52% do sexo feminino) cursando do 2º ao 5º ano de escolarização da cidade de Belo Horizonte. Em geral, as correlações entre o desempenho das crianças na leitura de palavras e a EACOL foram moderadas, sendo que a maior concordância de desempenho esteve entre as classificações de habilidade mais baixas. Os resultados são promissores, mas apontam para a necessidade de ajustes nos itens da EACOL, a fim de melhorar a concordância nos níveis mais elevados de habilidade.

Keywords : Leitura; heteroavaliação; validade de critério.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )