SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Intervenção em adesão baseada na abordagem construcionista do cuidado: perspectiva dos profissionais de saúdeCogestão e prevenção das DST/Aids na atenção primária: contribuições desde o referencial dos direitos humanos e da vulnerabilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SILVEIRA, Fernando. Fique vivo: cidadania e prevenção de aids com jovens da Febem - reflexões de uma prática. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.3, pp. 723-733. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.3-EE03PT.

O presente relato de experiência visa a refletir sobre um trabalho realizado com jovens homens em conflito com a lei privados de liberdade e que teve inicialmente seus objetivos voltados para a prevenção às DST/aids, mas que, a partir das primeiras experiências, precisou ser reorientado para que fosse possível trabalhar com temas emergentes dessa população. Foi necessário trabalhar com o jovem e sua relação com a própria vida e a vida de terceiros para que fosse possível realizar trabalhos de prevenção mais específicos. Este trabalho só foi possível a partir do momento em que a realidade desses jovens pôde ser ouvida e as atividades propostas puderam levar em consideração a subjetividade deles e a sua condição de alto nível de vulnerabilidade individual, social e programática. O trabalho sempre envolveu além dos jovens, os diversos agentes institucionais responsáveis pela execução da medida sócio-educativa de internação. Em muitos casos, estes que deveriam ser responsáveis pela diminuição da vulnerabilidade dos jovens acabam por aumentá-la quando não realizam suas atribuições de agentes sócio-educativos.

Palavras-chave : Jovens em conflito com a lei; medidas socioeducativas; prevenção às DST/aids.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )