SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Fique vivo: citizenship and aids prevention among youth incarcerated population - reflections of a practiceSTD/AIDS Prevention and communication processes: a case study in the context of vulnerability author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

FERRAZ, Dulce Aurélia de Souza  and  NEMES, Maria Ines Battistella. Cogestão e prevenção das DST/Aids na atenção primária: contribuições desde o referencial dos direitos humanos e da vulnerabilidade. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.3, pp. 735-749. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.3-EE04PT.

A implantação de ações de prevenção das DST/aids nos serviços de atenção primária à saúde é diretriz nacional e se coaduna com os princípios organizativos desse nível de atenção. Contudo, características da organização do trabalho em saúde predominante no Brasil associadas à baixa definição tecnológica dessas ações têm limitado sua efetivação conforme os princípios do quadro da vulnerabilidade e dos direitos humanos. Partindo da análise da reunião devolutiva de estudo sobre a implantação dessas ações numa Unidade de Saúde da Família, este artigo analisa as potencialidades dos espaços de cogestão para o aprimoramento desse processo de implantação, bem como do referencial da vulnerabilidade e dos direitos humanos, articulado à teoria do trabalho em saúde, para reorientação das práticas. Os resultados mostram que esses espaços, orientados pelos referenciais supracitados, favorecem o reconhecimento do processo de trabalho, a identificação das dificuldades vivenciadas pelos profissionais em relação à prevenção das DST/aids e contribuem para a formulação de soluções baseadas nas experiências concretas. Visando a avançar na implantação das ações, sugerem-se ações continuadas de cogestão e aproximação com experiências convergentes no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Keywords : Aids; atenção primária à saúde; vulnerabilidade; direitos humanos; cogestão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )