SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Co-management and prevention of STD/AIDS in primary care: contributions from the human rights and vulnerability frameworkEvaluation of a psychosocial intervention in caring for adherence to treatment for HIV/AIDS: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SILVA, Neide Emy Kurokawa  and  OLIVEIRA, Luzia Aparecida. Prevenção às DST/AIDS e processos comunicativos: estudo de caso, a partir do quadro da vulnerabilidade. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.3, pp. 751-763. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.3-EE05PT.

INTRODUÇÃO: O quadro da vulnerabilidade veio propor não apenas um novo modo de fazer, mas também de pensar as ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e aids. OBJETIVO: Considerando que a sua apreensão ainda representa um desafio às práticas de prevenção, fortemente ancoradas em propostas verticalizadas de educação, o presente artigo discute a experiência de uma estratégia de prevenção por pares, evidenciando as potencialidades, possibilidades e desafios de lidar com a complexidade e dinamicidade desse referencial. METODOLOGIA: A experiência foi tomada como estudo de caso e o material, produzido a partir de relatos e relatórios, recebeu tratamento de natureza hermenêutica. RESULTADOS: Identificaram-se tensionamentos na coordenação da estratégia por instituição governamental, além da própria ideia de "par" e suas relações identitárias. Também foram evidenciados os impasses frente à amplitude das proposições do quadro da vulnerabilidade. CONCLUSÃO: Ressalta-se, ao final, a fecundidade do investimento nas dimensões comunicativas da estratégia de prevenção por pares, por meio do enriquecimento dos repertórios argumentativos.

Keywords : Aids; prevenção por pares; vulnerabilidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )