SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Evaluation of a psychosocial intervention in caring for adherence to treatment for HIV/AIDS: a case studyReligious coping and politics: lessons from the response to Aids author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

PINHEIRO, Thiago Félix; CALAZANS, Gabriela Junqueira  and  AYRES, José Ricardo de Carvalho Mesquita. Uso de Camisinha no Brasil: um olhar sobre a produção acadêmica acerca da prevenção de HIV/Aids (2007-2011). Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.3, pp. 815-836. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.3-EE07PT.

Desde o início da epidemia de aids, a camisinha tem sido a principal estratégia de prevenção das políticas brasileiras. Este estudo apresenta um ensaio reflexivo sobre a produção acadêmica a respeito do uso da camisinha como método de prevenção de HIV/aids no Brasil, com base em artigos publicados em periódicos científicos entre 2007 e 2011 e indexados na Biblioteca Virtual de Saúde. Delineia-se um panorama dos estudos realizados e dos resultados e conclusões encontrados. A despeito da diversidade da produção analisada, identifica-se concentração de estudos realizados com jovens e grande atenção dada às questões de gênero. A partir de uma análise conjunta dos objetivos e do aporte teórico-metodológico dos artigos, são identificadas seis vertentes de produção de conhecimento sobre o assunto: estudos epidemiológicos; estudos de conhecimentos e comportamentos; estudos de contextos específicos; estudos de significados e sentidos; estudos de atividades; e estudos de revisão. A literatura analisada apresenta-se de forma difusa, de modo a entrelaçar abordagens e direcionamentos, o que demanda um amadurecimento epistemológico e metodológico dos referenciais utilizados.

Keywords : Preservativo [camisinha]; prevenção de aids; sexo seguro; infecções sexualmente transmissíveis.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )