SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Condom use in Brazil: an overview of the academic production on HIV/AIDS prevention (2007-2011)Violence and Other Gender Vulnerabilities and Women Living with HIV/Aids author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

PAIVA, Vera Silvia Facciolla; FERRARA, Andrea Paula; SANTOS, Mafoane Odara Poli  and  PARKER, Richard. Enfrentamento religioso e política: as lições da resposta à Aids. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.3, pp. 883-902. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.3-EE08PT.

O enfrentamento do adoecimento e a interação com diferentes religiosidades são desafios para a prática profissional, especialmente quando a sexualidade está envolvida. Que lições o enfrentamento religioso da Aids poderia oferecer? Baseado em pesquisa documental, estudos de caso, oficinas e entrevistas, este artigo discute o enfrentamento da Aids nas primeiras décadas de epidemia em São Paulo na perspectiva de religiosos. Lideranças de várias tradições religiosas co-construíram a resposta social à epidemia, incluindo a prevenção centrada no uso do preservativo. Noções de solidariedade, direitos humanos e ecumenismo expressavam a mobilização democrática pós-ditadura paralela à emergência da doença. "Católico-humanistas" no governo compartilhavam essa perspectiva com seus pares da hierarquia católica, estimulando um enfrentamento religioso de estilo "colaborativo". Doentes com Aids, inclusive padres e seminaristas, foram acolhidos com apoio da Arquidiocese, enquanto acirrado debate interno opunha pastoralistas e adeptos da teologia da libertação aos canonistas (vaticanistas) que, desde então, disseminaram um discurso de enfrentamento de "estilo delegante" e moralista, especialmente no campo da prevenção. Religiosos em qualquer posição (fiéis, clérigos, autoridades) produzem e reproduzem discursos implicados em estilos de enfrentamento religiosos disponíveis em seus contextos socioculturais e políticos; seus simbolismos permanecem no enfrentamento pessoal - com efeitos cognitivo-emocionais e comportamentais. O enfrentamento religioso não pode ser reduzido ao comportamento individual e à relação pessoal com o dogma, o sagrado e o transcendental. Uma compreensão mais ampla das suas dimensões psicossociais e político-institucionais, assim como a interação do discurso técnico com a religiosidade viva, enriquecerão a pesquisa e a prática profissional na promoção da saúde.

Keywords : Enfrentamento; religião; Aids; instituições.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )