SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Enfrentamento religioso e política: as lições da resposta à AidsDesigualdades estruturais, saúde de jovens LGBT e lacunas de conhecimento: que sabemos e que perguntamos? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LIMA, Márcia de  e  SCHRAIBER, Lilia Blima. Violência e Outras Vulnerabilidades de Gênero em Mulheres Vivendo com HIV/Aids. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.3, pp. 947-960. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.1-EE09PT.

Na feminização do HIV e na articulação com alguns estudos sobre as desigualdades de gênero, identificamos algumas particulares situações contextuais das mulheres que implicam em grandes dificuldades materiais ou simbólicas para que elas se protejam da infecção ou consigam desenvolver comportamentos de maior cuidado em saúde. Isto nos leva a propor no presente artigo de reflexão teórica a 'vulnerabilidade de gênero' como categoria norteadora para estudos sobre contextos de vida de mulheres em que os componentes afetivos e as situações de violência contribuam para as dificuldades, sejam do cuidado na sua saúde, quando portadoras de HIV, ou na prevenção da doença. Considera-se, portanto, a feminizaçao da aids e as relações desta com a vulnerabilidade de gênero a que as mulheres estão submetidas, com destaque às suas situações de violência. Tais situações operam como um contexto desencadeador de novas vulnerabilidades relativamente às trazidas pela soropositividade e evidenciam o quanto a violência e a condição de portadora do HIV se reforçam mutuamente como vulnerabilidades, agravando para essas mulheres as condições de subordinação de gênero.

Palavras-chave : Vulnerabilidade; gênero, violência contra a mulher; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )