SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Violence and Other Gender Vulnerabilities and Women Living with HIV/AidsThe "serodiscordance" for health professionals: a qualitative study of ambulatory care of HIV/AIDS in the municipality of the state of Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

PECHENY, Mario. Desigualdades estruturais, saúde de jovens LGBT e lacunas de conhecimento: que sabemos e que perguntamos?. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.3, pp. 961-972. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.3-EE10ESP.

Há estudos que examinam os vínculos entre as desigualdades estruturais e a vulnerabilidade em saúde, e alguns deles o fazem em relação à vulnerabilidade da população LGBT. Mas, poucos examinam a especificidade de LGBT enquanto geração jovem. As e os jovens LGBT são particularmente vulneráveis a doenças, como HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, ou a padecimentos de saúde mental, e a se expor a violências e circunstâncias de vida complicadas. Este trabalho especulativo interroga sobre como entender o papel produtor de riscos e danos que têm as desigualdades; e como são os processos concretos em que se dão esses fenômenos. O que diz a literatura internacional sobre o impacto dos contextos de alta desigualdade socioeconômica nas vidas de jovens homossexuais, particularmente em sua saúde. Existem tecnologias de promoção da saúde relacionadas a esses contextos? Uma primeira revisão da literatura identifica uma matriz individualista nas concepções da gênese dos problemas, da pesquisa e das respostas. Em outra direção, este texto se propõe a escapar às epistemologias positivistas que oferecem pinturas parciais dos fenômenos que pretendem descrever e compreender; e em relação a técnicas de intervenção, pensar técnicas eficazes que superem uma engenharia social fragmentaria.

Keywords : Saúde; desigualdade; juventude; LGBT; vulnerabilidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )