SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Violência e Outras Vulnerabilidades de Gênero em Mulheres Vivendo com HIV/AidsA "sorodiscordância" para profissionais de saúde: estudo qualitativo da assistência em ambulatório de HIV/AIDS em município do Estado do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

PECHENY, Mario. Desigualdades estruturais, saúde de jovens LGBT e lacunas de conhecimento: que sabemos e que perguntamos?. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.3, pp.961-972. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2013.3-EE10ESP.

Há estudos que examinam os vínculos entre as desigualdades estruturais e a vulnerabilidade em saúde, e alguns deles o fazem em relação à vulnerabilidade da população LGBT. Mas, poucos examinam a especificidade de LGBT enquanto geração jovem. As e os jovens LGBT são particularmente vulneráveis a doenças, como HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, ou a padecimentos de saúde mental, e a se expor a violências e circunstâncias de vida complicadas. Este trabalho especulativo interroga sobre como entender o papel produtor de riscos e danos que têm as desigualdades; e como são os processos concretos em que se dão esses fenômenos. O que diz a literatura internacional sobre o impacto dos contextos de alta desigualdade socioeconômica nas vidas de jovens homossexuais, particularmente em sua saúde. Existem tecnologias de promoção da saúde relacionadas a esses contextos? Uma primeira revisão da literatura identifica uma matriz individualista nas concepções da gênese dos problemas, da pesquisa e das respostas. Em outra direção, este texto se propõe a escapar às epistemologias positivistas que oferecem pinturas parciais dos fenômenos que pretendem descrever e compreender; e em relação a técnicas de intervenção, pensar técnicas eficazes que superem uma engenharia social fragmentaria.

Palavras-chave : Saúde; desigualdade; juventude; LGBT; vulnerabilidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )