SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Desigualdades estruturais, saúde de jovens LGBT e lacunas de conhecimento: que sabemos e que perguntamos?A instrução e a relação como modos de aconselhamento em HIV/Aids índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LAGO, Edith Lucia Mendes; MAKSUD, Ivia  e  GONCALVES, Rafael Soares. A "sorodiscordância" para profissionais de saúde: estudo qualitativo da assistência em ambulatório de HIV/AIDS em município do Estado do Rio de Janeiro. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.3, pp. 973-988. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.3-EE11PT.

Este estudo examinou representações sociais de profissionais de saúde sobre a questão da sorodiscordância para o HIV/AIDS. A pesquisa foi realizada com profissionais inseridos em uma equipe multidisciplinar de um ambulatório especializado em HIV/AIDS no município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Para tanto, foram realizadas com esses profissionais entrevistas semiestruturadas com o objetivo de compreender como as relações institucionais influenciam a visão da sorodiscordância e as representações que os profissionais têm acerca desse fenômeno. O texto pretendeu colocar em debate entendimentos dos entrevistados sobre os seus cotidianos profissionais, repercussões acerca das recentes recomendações e diretrizes do Ministério da Saúde no que concerne às políticas públicas de saúde e suas relações com a sorodiscordância, bem como documentos não oficiais (produzidos no âmbito de organizações não governamentais ligadas à área do HIV/AIDS). Este estudo evidencia e analisa as principais dificuldades encontradas pela equipe para a absorção dessa nova rotina de trabalho, e, brevemente, apresenta como fatores interferentes aspectos ligados à cultura institucional e à educação permanente dos profissionais da saúde dentro do ambiente institucional. A pesquisa pretende contribuir para a adequação de rotinas que contemplem, da melhor forma, o fenômeno da sorodiscordância, possibilitando uma assistência mais adequada às dinâmicas sociais vivenciadas pelos usuários.

Palavras-chave : AIDS; sorodiscordância; equipe profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )