SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3The "serodiscordance" for health professionals: a qualitative study of ambulatory care of HIV/AIDS in the municipality of the state of Rio de JaneiroLGBT homeless people, nomadism and contexts of vulnerability to HIV/AIDS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

GALINDO, Wedna Cristina Marinho; FRANCISCO, Ana Lúcia  and  RIOS, Luís Felipe. A instrução e a relação como modos de aconselhamento em HIV/Aids. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.3, pp. 989-1004. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.3-EE12PT.

O artigo objetiva problematizar a relação profissional de saúde-usuário no aconselhamento em HIV-Aids. Para tanto, apresenta resultados de pesquisa qualitativa, embasada em entrevistas com 12 aconselhadores/as atuando em Centros de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids (CTA) de Pernambuco, situados nas mesorregiões do Estado - metropolitana, mata, agreste, sertão. As entrevistas foram audiogravadas e transcritas. O tratamento e a análise do material foram feitos a partir de uma dupla hermenêutica. Identificamos, no material, dois modos de aconselhar: o aconselhamento-instrução e o aconselhamento-relação. No aconselhamento-instrução a ênfase é na transmissão de informações do profissional ao usuário, sendo este, considerado responsável por sua condição sorológica. No aconselhamento-relação, valoriza-se o contato do profissional com o usuário, oferecendo-lhe escuta e acolhida. Os resultados além de contribuírem com os debates sobre a abordagem e o manejo das noções de risco e sexualidade, no aconselhamento, podem auxiliar na formação de aconselhadores.

Keywords : Aconselhamento; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; profissional de saúde; capacitação de recursos humanos em saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )