SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3A "sorodiscordância" para profissionais de saúde: estudo qualitativo da assistência em ambulatório de HIV/AIDS em município do Estado do Rio de JaneiroDiversidade sexual, situação de rua, vivências nômades e contextos de vulnerabilidade ao HIV/AIDS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

GALINDO, Wedna Cristina Marinho; FRANCISCO, Ana Lúcia  e  RIOS, Luís Felipe. A instrução e a relação como modos de aconselhamento em HIV/Aids. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.3, pp. 989-1004. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.3-EE12PT.

O artigo objetiva problematizar a relação profissional de saúde-usuário no aconselhamento em HIV-Aids. Para tanto, apresenta resultados de pesquisa qualitativa, embasada em entrevistas com 12 aconselhadores/as atuando em Centros de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids (CTA) de Pernambuco, situados nas mesorregiões do Estado - metropolitana, mata, agreste, sertão. As entrevistas foram audiogravadas e transcritas. O tratamento e a análise do material foram feitos a partir de uma dupla hermenêutica. Identificamos, no material, dois modos de aconselhar: o aconselhamento-instrução e o aconselhamento-relação. No aconselhamento-instrução a ênfase é na transmissão de informações do profissional ao usuário, sendo este, considerado responsável por sua condição sorológica. No aconselhamento-relação, valoriza-se o contato do profissional com o usuário, oferecendo-lhe escuta e acolhida. Os resultados além de contribuírem com os debates sobre a abordagem e o manejo das noções de risco e sexualidade, no aconselhamento, podem auxiliar na formação de aconselhadores.

Palavras-chave : Aconselhamento; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; profissional de saúde; capacitação de recursos humanos em saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )