SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3LGBT homeless people, nomadism and contexts of vulnerability to HIV/AIDSA critical review on Aids stigma reduction interventions in Brazil: una revisión crítica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

RIOS, Luís Felipe. Homossexualidade, juventude e vulnerabilidade ao HIV/Aids no candomblé fluminense. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.3, pp. 1051-1066. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.3-EE14PT.

Este artigo discute a organização das parcerias sexuais de jovens homens com práticas homossexuais, na perspectiva de compreender o que os torna socialmente mais suscetíveis à epidemia de Aids. Os dados aqui discutidos são oriundos de pesquisa etnográfica em terreiros de candomblé queto fluminenses que foi operacionalizada por meio de observação participante, entrevistas temáticas com os adeptos em diferentes posições na hierarquia sacerdotal e entrevistas com enfoque biográfico com homens jovens com práticas homossexuais. No processo de análise os resultados sobre a construção das homossexualidades no contexto do candomblé foram colocados em paralelo com resultados de outros estudos realizados em outros contextos, permitindo aprofundar as lógicas de emergência dos fenômenos em estudo. A análise apontou para processos opressivos relacionados com gênero, idade e amor romântico. Apesar da aceitação tácita das homossexualidades pela cultura religiosa, gênero e idade orientam e oferecem significados para as parcerias sexuais que tendem a desprestigiar as posições assumidas por homens efeminados e/ou mais jovens. O amor romântico opera a partir das diferenças estabelecidas, oferecendo o tom afetivo para a realização das parcerias fixas, ao mesmo tempo que desiguala os parceiros. Seja nas parcerias fixas, seja nas ocasionais, esses elementos atuam, podendo fazer emergir arranjos sexuais contextuais que tornem os jovens com práticas homossexuais mais vulneráveis ao HIV e à Aids.

Keywords : Juventude; homossexualidade; vulnerabilidade; HIV [aids]; religiões afro-brasileiras.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )