SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Homosexuality, youth and vulnerability to HIV/AIDS in Rio de Janeiro candombléContributions and limits of the use of person-centered therapy (pct) for the theoretical foundation of STD/Aids Counseling author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

ZUCCHI, Eliana Miura; PAIVA, Vera Silvia Facciolla  and  FRANCA JUNIOR, Ivan. Intervenções para reduzir o estigma da Aids no Brasil: uma revisão crítica. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.3, pp. 1067-1087. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.3-EE15PT.

Este artigo analisou nove estudos sobre intervenções psicoeducativas para mitigar processos de estigma e discriminação relacionados ao HIV/Aids no Brasil. As intervenções ocorreram a partir de 1996, estando a maioria em andamento em 2002, seis anos após a disponibilização da terapia antirretroviral. Somente uma intervenção teve como objetivo instituir uma política anti-discriminatória com base no HIV no ambiente de trabalho, sendo as outras referentes a projetos de prevenção ao HIV com populações de caminhoneiros, moradores de favela, homens que fazem sexo com homens, de assistência a pessoas com HIV no trabalho e pesquisas sobre gênero e saúde sexual e reprodutiva de pessoas vivendo com HIV. As intervenções se diversificaram quanto à combinação dos tipos de estratégias empregadas, tais como ênfase na informação sobre infecção por HIV, desenvolvimento de habilidades para prática de sexo seguro e aconselhamento para situações de efetiva ou potencial discriminação. Nas ações de prevenção ao HIV, o enfrentamento dos estigmas associados à promiscuidade e pobreza foi interpretado como uma ação que repercutiu no aumento da prática de sexo seguro. No contexto das pesquisas, o manejo do estigma foi possível pelo compartilhamento de experiências reais ou potenciais de discriminação no trabalho ou na vida afetivo-sexual. Análises de intervenções de mitigação do estigma da Aids no Brasil são escassas e estão localizadas em nível comunitário de projetos de prevenção ao HIV ou em contextos de pesquisas conduzidas nos serviços especializados em DST/Aids. A análise de experiências anti-estigma de serviços de saúde ou de ONG tem recebido pouca refl exão acadêmica.

Keywords : Intervenção; psicossocial; estigma; discriminação; Aids.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )