SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Contributions and limits of the use of person-centered therapy (pct) for the theoretical foundation of STD/Aids CounselingFemale condom and double protection: challenges for specialized services for STDs and AIDS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

ANTUNES, Maria Cristina  and  PAIVA, Vera Silvia Faciolla. Territórios do desejo e vulnerabilidade ao hiventre homens que fazem sexo com homens: desafios para a prevenção. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.3, pp. 1125-1143. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.3-EE17PT.

O objetivo do artigo é discutir a territorialização das culturas sexuais homoeróticas em São Paulo, suas redes sociométricas e seu acesso à prevenção. Foi realizado um mapeamento etnográfico de 58 bares e boates em dois bairros (Centro e Jardins) inclusivos da sociabilidade homossexual em São Paulo e 500 homens responderam a um questionário sobre prevenção da aids e suas práticas sexuais. O estudo identificou diferentes subculturas homoeróticas. No Centro, com bares mais antigos e tradicionais, era maior a presença de travestis e garotos de programa e de imagens identitárias mais referidas à divisão tradicional de papéis de gênero (feminino/masculino). No Jardins, onde os bares eram mais requintados, prevaleciam imagens baseadas na identidade gay. Os questionários indicaram que 52% dos homens mantinham relações sexuais sem proteção com parceiros fixos e 42% com parceiros casuais. Diferenças significativas foram observadas no Centro: os homens expressaram menor percepção do risco de se infectar e menor confiança na prevenção; usavam menos frequentemente o preservativo que HSH no bairro dos Jardins e os motivos mais alegados eram "estar apaixonado" e a "existência de medicamentos para tratar a aids"; no Centro era maior a proporção de homens menos escolarizados, negros e pobres. Concluiu-se que nestes dois territórios formavam-se diferentes redes sociométricas expressando subculturas homoeróticas e contextos sociais-programáticos produtores de distintas vulnerabilidades ao HIV que, por sua vez, exigiriam abordagens específicas para a prevenção entre HSH que as frequentam.

Keywords : Homosexuals; prevention; aids; men; sociometric networks.

        · abstract in Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )