SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Territories of desire and vulnerability to hiv among man who have sex with man: challenges for prevention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

KALCKMANN, Suzana. Preservativo feminino e dupla proteção: desafios para os serviços especializados de atenção às DSTs e Aids. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.3, pp. 1145-1157. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.3-EE18PT.

O artigo discute o uso de preservativos femininos por 713 usuárias de sete serviços especializados de atenção às DSTs/Aids da Grande São Paulo incluídas em um estudo longitudinal de avaliação da continuidade de seu uso. A maior descontinuidade ocorreu no primeiro mês; do total, 335 (47,0%) mulheres não voltaram para o primeiro seguimento. Ao final dos 12 meses de observação, 23 (3,37%) mulheres estavam em uso contínuo do preservativo feminino. Considerando as que voltaram para seguimento, o tempo médio de uso contínuo do preservativo feminino foi de 4,6 meses e a mediana de 3,4 meses. A análise do tempo de uso pelo Método de Kaplan Meier mostrou haver associação estatísticamente significante com o estado sorológico para o HIV(p=0,02). As mulheres com sorológico positivo aderiram por mais tempo ao método do que as soronegativas que são parceiras de homens vivendo com o HIV. A opinião dos parceiros foi decisiva para a interrupção e para a manutenção do uso do preservativo feminino, indicando que o casal e a intersubjetividade no contexto das relações de gênero, e não apenas a informação da mulher sobre o uso do método, deve ser o foco da promoção do preservativo. Muitas mulheres que usaram o insumo e interromperam são mulheres soropositivas e parceiras de soropositivos e pretendem voltar a usá-lo. Os serviços devem ampliar o escopo da suas orientações sobre o preservativo e repensar sua atuação junto às parceiras soronegativas e aos homens.

Keywords : Preservativo feminino; mulher soropositiva, HIV; aids.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )