SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Eventos de la vida constituyen un constructo?: Pruebas de la imposibilidad de se considerar los eventos de la vida un constructo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

CASTRO, Angélica Maria Ferreira de Melo  y  TEODORO, Maycoln Leôni Martins. Relações familiares de adolescentes cumprindo medida socioeducativa restritiva de liberdade: uma revisão narrativa da literatura. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp. 01-12. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.1-01.

O objetivo deste artigo foi realizar uma revisão narrativa sobre a relação entre o sistema familiar e a conduta infracional de jovens. Foram consultadas as bases de dados SciELO; LILACS; BVS; PePSIC; PsycNET; APA PsycNET; Science Direct e Web of Knowledge (ISI). Resultaram da busca 19 artigos que atenderam aos critérios de inclusão. A análise dos artigos mostrou que alguns fatores familiares comumente encontram-se associados à condição de infrações à lei e ao cumprimento de medida sócioeducativa de internação pelos adolescentes. São eles: os sócio-econômicos, a estrutura familiar, a violência intrafamiliar, as práticas educacionais e monitoramento parental, a fragilidade dos vínculos familiares, os familiares em conflito com a lei e os fatores biológicos. Assim, pode-se constatar que a família, ao não cumprir sua função de proteção, passa a ser considerada um fator de risco ao bem-estar de muitas crianças e adolescentes.

Palabras clave : Relações familiares; violência; adolescentes em conflito com a lei.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )