SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Family relationships of adolescents under socio-constrained freedom: a systematic narrative reviewSpecial testimony: beyond legal conflicts and in favor of the protection of children and adolescents victims of sexual violence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

WOYCIEKOSKI, Carla; NATIVIDADE, Jean Carlos  and  HUTZ, Claudio Simon. Eventos de vida constituem um construto?: Evidências da impossibilidade de considerar eventos de vida um construto. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp. 13-24. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.1-02.

Eventos de vida (EV) referem-se a experiências vitais, de ordem física e ou psicológica, que podem representar mudanças significativas ou discretas na vida das pessoas. O presente estudo visou discutir a avaliação de EV, bem como à construção e validação de construto de uma escala para a mensuração da percepção (avaliação subjetiva) de EV. Investigou-se se EV se agrupavam em dimensões, conforme categorias relatadas na literatura. Participaram 619 universitários, de ambos os sexos. Utilizou-se um questionário com perguntas sociodemográficas e uma lista com 53 eventos de vida para que os participantes indicassem quais eventos já ocorreram com eles e quão positivos e negativos foram esses eventos. As análises fatoriais mostraram não ser adequado extrair fatores, demonstrando que EV não se agrupam em dimensões e, portanto, não constituem um construto. Verificou-se a existência de tendências quanto à positividade ou negatividade na avaliação de EV. Os resultados reforçam a necessidade de considerar-se na pesquisa em EV, a avaliação subjetiva dos eventos, além de sua ocorrência.

Keywords : Eventos de vida; instrumentos de medida; validade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )