SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Eventos de la vida constituyen un constructo?: Pruebas de la imposibilidad de se considerar los eventos de la vida un constructoCompreendendo el fenómeno del ciberacoso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

PELISOLI, Cátula; DOBKE, Veleda  y  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Depoimento especial: para além do embatee pela proteção das crianças e adolescentesvítimas de violência sexual. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp. 25-38. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.1-03.

A nova metodologia de inquirição de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual pelo Poder Judiciário denominada Depoimento Especial tem sido discutida por profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Dessas discussões, resultaram opiniões divergentes sobre o assunto. Esse artigo visa apresentar historicamente a metodologia do Depoimento Especial, primeiramente denominado Depoimento Sem Dano, e discutir as necessidades de a Justiça dialogar com outros saberes para um melhor direcionamento da realização deste ato processual - a ouvida da criança. Conclui-se, a partir da revisão de literatura e da interlocução entre Psicologia e Direito, que as discordâncias e debates legais não têm contribuído para a proteção das vítimas. O Poder Judiciário e outras áreas do conhecimento precisam fortalecer suas habilidades para trabalhar em conjunto numa interlocução respeitosa e equânime troca de conhecimentos. A realização da nova metodologia é possível e necessária, entretanto, mudanças podem trazer benefícios e maior proteção a crianças e adolescentes brasileiros.

Palabras clave : Depoimento especial; depoimento sem dano; inquirição; abuso sexual; Psicologia Jurídica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )