SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Understanding the cyberbullying phenomenonCancer and masculinities: meanings attributed to illness and to oncology treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SCALCO, Mariléia Orn  and  DONELLI, Tagma Marina Schneider. Os sintomas psicofuncionais e a relação mãe-bebês gêmeos aos nove meses de idade. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp. 55-66. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.1-05.

Os sintomas psicofuncionais manifestados pelo bebê se refletem no comportamento disfuncional da criança e se manifestam nas áreas relacionadas ao sono, alimentação, digestão, respiração, pele e comportamento. A literatura aponta para a existência de uma relação entre a presença de tais sintomas no bebê e a dinâmica da relação deste com a mãe. A partir de uma perspectiva psicanalítica, a presente pesquisa, de caráter exploratório e abordagem qualitativa, utilizou o delineamento de estudo de caso único para investigar a relação mãe-bebês, em situação de gemelaridade, cujos bebês apresentam indicadores de sintomas psicofuncionais aos nove meses de idade. Participaram deste estudo uma tríade formada pela mãe e seus bebês gêmeos com idade de nove meses. Os instrumentos utilizados foram o Symptom Check-List, uma ficha de dados sócio-demográficos, entrevista semi-estruturada com a mãe e sessão de observação da interação livre da mãe com os bebês. Os resultados apontam que a gemelaridade pode configurar-se como um dos fatores que pode aumentar as chances do surgimento dos sintomas psicofuncionais em fase precoce do desenvolvimento. Além disso, a conflitiva conjugal aliada à falta de apoio paterno, em especial em situação de gemelaridade, pode potencializar as chances de surgimento de falha materna e consequente risco ao desenvolvimento de sintomas psicofuncionais nos bebês. Desta forma, ampliar a compreensão acerca do funcionamento de uma tríade pode contribuir como medida preventiva e fornecer subsídios para profissionais de diversas áreas de atuação que trabalham com bebês e suas mães como escolas, hospitais, clínicas e psicoterapeutas da relação pais-bebê.

Keywords : Relação mãe-filho; gemelaridade; sintomas psicofuncionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )