SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Os sintomas psicofuncionais e a relação mãe-bebês gêmeos aos nove meses de idadePesquisa sobre violência de gênero no casal: recomendações práticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MODENA, Celina Maria; MARTINS, Alberto Mesaque; GAZZINELLI, Andrea Pereira  e  SCHALL, Suellen Santos Lima de Almeida Virginia Torres. Câncer e masculinidades: sentidos atribuídos ao adoecimento e ao tratamento oncológico. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp. 67-78. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.1-06.

Apesar do crescente investimento na implantação de políticas públicas e programas de saúde voltados para a prevenção e diagnóstico precoce, o câncer ainda apresenta-se como uma das principais causas de morte em todo o mundo, com maior letalidade entre o público masculino. Na perspectiva da Pesquisa Qualitativa e ancorado nos pressupostos das Teorias de Gênero, este estudo teve como objetivo compreender as sentidos que os homens atribuem ao processo de adoecimento por câncer e ao tratamento oncológico. Foram entrevistados 16 pacientes, com diferentes tipos de neoplasias, internados em um hospital público, referência em oncologia, na cidade de Belo Horizonte - MG. Os resultados apontam para implicações do processo de socialização e construção da identidade masculina na maneira como os homens vivenciam o adoecimento e se vinculam às práticas de cuidado. A nova condição e as limitações impostas pela enfermidade e a rotina assistencial não-familiar, mostram-se incoerentes com a posição socialmente atribuída aos homens e contrárias aos padrões estabelecidos pelo modelo de masculinidade hegemônica, contribuindo para sentimentos de medo, tristeza e angústia. A necessidade de afastamento das atividades laborais e os reflexos do tratamento no exercício da sexualidade foram destacados pelos participantes, contribuindo para a sensação de redução e perda da masculinidade. Observa-se a necessidade do desenvolvimento de ações em saúde que considerem a dimensão de gênero, favorecendo assim o reconhecimento das necessidades de saúde específicas e as singularidades do público masculino.

Palavras-chave : Neoplasias; saúde do homem; gênero e saúde; Psicologia Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )