SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Novos estudos psicométricos para o subteste de leiturado teste de desempenho escolarRevisão: comportamento suicida ao longo do ciclo vital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CARLOTTO, Mary Sandra; DIAS, Cristina Queirós Sofia  e  KAISELER, Mariana. Hardiness e Sindrome de Burnout: um estudo transcultural entre enfermeiros portugueses e brasileiros. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp. 121-132. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.1-10.

Estudo transcultural que buscou explorar a influência do hardiness nas dimensões da Síndrome de Burnout em enfermeiros portugueses e brasileiros, avaliados através do Maslach Burnout Inventory-Human Services (MBI-HSS) e do Personal Views Survey (PVS). A amostra foi constituída por 630 enfermeiros (394 Portugueses, 236 Brasileiros) que exerciam as suas funções no contexto hospitalar. Os resultados, obtidos por meio de análise de Regressão Linear Múltipla, indicam que hardiness, enquanto traço de personalidade, explica de forma significativa a Síndrome de Burnout nos enfermeiros, revelando diferenças nos modelos preditivos de acordo com a nacionalidade. As evidências encontradas sugerem a importância das características do trabalho e do contexto laboral na explicação das diferenças encontradas em ambas as amostras. Os resultados sugerem que intervenções para reduzir o burnout dos enfermeiros portugueses e brasileiros devem contemplar as diferentes dimensões do hardiness.

Palavras-chave : Síndrome de burnout; personalidade resistente enfermeiros; estudo transcultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )