SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Hardiness e Sindrome de Burnout: um estudo transcultural entre enfermeiros portugueses e brasileirosPropriedades psicométricas da versão revisada da dimensão necessidade de atenção do inventário dimensional clínico da personalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SCHLOSSER, Adriano; ROSA, Gabriel Fernandes Camargo  e  MORE, Carmen Leontina Ojeda Ocampo. Revisão: comportamento suicida ao longo do ciclo vital. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp. 133-145. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.1-11.

O comportamento suicida pode ser considerado como sendo o ato intencional de causar dano a si mesmo, sendo o objetivo final dar cabo a própria vida, englobando idéias e desejos suicidas, condutas suicidas sem resultado de morte e os suicídios consumados. O presente artigo objetiva revisar estudos sobre o comportamento suicida ao longo do ciclo vital, identificando os possíveis fatores de risco e proteção característicos de cada etapa. Foram selecionadas e analisadas 66 referências, com publicações entre os anos de 2000 a 2012, abarcando três categorias do ciclo vital: fase infanto-juvenil, fase adulta e fase idosa. Como resultados, observaram-se generalidades quanto a fatores de risco e protetivos, uma vez que estão presentes em todas as etapas do desenvolvimento humano, bem como fatores específicos, que se apresenta particularmente em cada fase do ciclo vital.

Palavras-chave : Comportamento suicida; suicídio; ciclo vital.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )