SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Review: behavior suicidal throughout the life sycleTeachers and students perceptions of bullying's characteristics in a elementary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

CARVALHO, Lucas de Francisco; SETTE, Catarina Possenti  and  PRIMI, Cláudio Garcia Capitão Ricardo. Propriedades psicométricas da versão revisada da dimensão necessidade de atenção do inventário dimensional clínico da personalidade. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp. 147-160. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.1-12.

A presente pesquisa teve como objetivo investigar as propriedades psicométricas da versão revisada da dimensão Necessidade de Atenção do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP). Para isso foram 120 participantes compondo o estudo, com idade variando entre 17 e 54 anos (M= 24,6; DP=7,96), sendo 96 mulheres (80%). Todos os sujeitos responderam o IDCP, o Inventário de Personalidade NEO-PI Revisado e um questionário de autoavaliação desenvolvido para este estudo. Os dados encontrados no estudo foram favoráveis em relação às evidencias de validade com base na estrutura interna, apresentando quatro componentes teoricamente coerentes e interpretáveis; evidência de validade com base na relação com outras variáveis, indicando relações coerentes entre o escore total e componentes da nova dimensão e variáveis externas ao instrumento; e quanto à fidedignidade por consistência interna da dimensão revisada e seus componentes (entre 0,73 e 0,86). Nesse sentido, conclui-se que a dimensão revisada é mais adequada da perspectiva psicométrica se comparada com sua versão original, além de estar mais relacionada ao funcionamento patológico da personalidade.

Keywords : Transtornos psiquiátricos; DSM; personalidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )