SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Psychometric properties of the revised attention seeking dimension of the inventário dimensional clínico da personalidadeSocial psychology: fundamentals and fundamentalisms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

SANTOS, Mariana Michelena  and  KIENEN, Nádia. Características do bullying na percepção de alunos e professores de uma escola de ensino fundamental. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp. 161-178. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.1-13.

O presente estudo visa analisar a percepção de alunos e professores do ensino fundamental acerca das características do bullying nas escolas. A amostra foi composta por 83 alunos e seis professores de uma escola da rede pública de ensino da região da Grande Florianópolis. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: um questionário e um roteiro de entrevista semiestruturada. Os dados obtidos no estudo foram submetidos à análise de conteúdo e à análise estatística descritiva. Dentre os resultados encontrados, pode-se afirmar que 94% dos estudantes e todos os professores entrevistados já presenciaram situações de bullying na escola. Tanto estudantes quanto professores apresentam uma definição restrita do conceito de bullying e as práticas diretas são identificadas com mais facilidade por alunos e professores do que as práticas indiretas. Para os alunos, o local de maior incidência do fenômeno é a rua, seguido do pátio e da sala de aula. Já os professores identificaram a sala de aula e o pátio como locais mais frequentes de ocorrência desse fenômeno. No que tange às características dos autores de bullying, os pesquisados indicaram que costumam ser de ambos os sexos e mais velhos do que as suas vítimas. Os resultados indicam a necessidade de refletir acerca da implementação de programas preventivos nas escolas que visem informar e instrumentalizar a comunidade escolar sobre o bullying. Tais programas podem auxiliar na redução da ocorrência de comportamentos agressivos e na promoção de um ambiente sadio de desenvolvimento e aprendizagem.

Keywords : Bullying; violência; escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )