SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Teachers and students perceptions of bullying's characteristics in a elementary schoolThe reasons to choice of the fire in suicide attempts performed by women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

LIMA, Marcus Eugênio Oliveira. Psicologia social: fundamentos e fundamentalismos. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp. 179-193. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.1-14.

Este manuscrito se constitui numa proposta de análise teórica de algumas das consequências da falta de contato entre as diferentes psicologias sociais existentes no Brasil. Propomos dois eixos que configuram posições extremadas na disciplina, de um lado uma psicologia social mais empírica; de outro, uma psicologia social predominantemente teórica e anti-empírica. A falta de contato alimenta estereótipos e preconceitos, os quais, por sua vez, criam o ciclo-vicioso que constrói e amplia as diferenciações entre os grupos, alimentando a cegueira etnocêntrica. Finalmente, propomos que a falta de contato entre a psicologia social mais empirista com a psicologia social crítica torna a primeira irrelevante e a segunda dogmática, com amplas repercussões na produção bibliográfica da área, na formação dos psicólogos sociais e nos congressos profissionais.

Keywords : Psicologia Social; tensionamento; articulação e desenvolvimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )