SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Psicologia social: fundamentos e fundamentalismosEnsino sem erro e aprendizagem de discriminação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MACIEL, Karine Viana; CASTRO, Elisa Kern de  e  LAWRENZ, Priscila. Os motivos da escolha do fogo nas tentativas de suicídio realizadas por mulheres. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp. 195-206. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.1-15.

O objetivo do estudo foi compreender os significados da escolha do fogo como um dispositivo para a tentativa de suicídio em mulheres. Participaram oito mulheres que haviam sofrido queimaduras autoinfligidas e que estavam em acompanhamento médico ambulatorial para reparação das cicatrizes da queimadura em um hospital. Todas as participantes responderam a uma entrevista semiestruturada que investigava as suas histórias de vida, o momento de atear-se fogo e as motivações para tal ato, e a um questionário de dados sociodemográficos e clínicos. Constatou-se que o ato de atear-se fogo foi premeditado em alguns casos, mas não em outros. Para aquelas mulheres que premeditaram o ato, a escolha do fogo se deu porque esse seria um método eficaz para a morte. Para aquelas que atearam fogo sem premeditação, o uso do fogo parece ter sido impulsivo num momento de conflito e raiva, para chamar a atenção de alguém próximo, especialmente o companheiro e filhos. As mulheres não tinham conhecimento sobre as cicatrizes deixadas pela queimadura e do tratamento de recuperação que se seguiria.

Palavras-chave : Suicídio; tentativa de suicídio; queimaduras autoinfligidas; autoimolação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )