SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1The reasons to choice of the fire in suicide attempts performed by womenPerspectives of young people from lower classes regarding the professional life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

MELO, Raquel Maria de; HANNA, Elenice S.  and  CARMO, João dos Santos. Ensino sem erro e aprendizagem de discriminação. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp. 207-222. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.1-16.

O termo aprendizagem sem erro tem sido utilizado para se referir, de maneira ampla, à programação de contingências de ensino que resultam em desempenhos precisos ou com pouco erro. A ocorrência de erros durante a aprendizagem tem sido considerada uma parte importante e necessária à aprendizagem na cultura e no meio acadêmico. Na Análise do Comportamento os erros e suas implicações para a aprendizagem são investigados em estudos sobre controle de estímulos e os resultados indicam que erros podem interferir na precisão de desempenhos já aprendidos, gerar comportamentos emocionais, esquiva da tarefa e/ou do professor. Neste estudo, são apresentados diferentes procedimentos de modificação gradual de estímulos para ensinar discriminações, que podem gerar aprendizagem sem erro, e os fatores que afetam a eficácia dessas contingências de ensino. Esses procedimentos necessitam ser mais amplamente divulgados, por serem contribuições importantes da Análise do Comportamento para contextos aplicados, especialmente para o desenvolvimento de tecnologias de ensino quando métodos tradicionais fracassam.

Keywords : Ensino sem erro; modelagem de estímulos; esvanecimento; dica atrasada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )