SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Ensino sem erro e aprendizagem de discriminaçãoComparação entre avaliações de preferência com itens tangíveis e com itens digitais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SOBROSA, Gênesis Marimar Rodrigues; SANTOS, Anelise Schaurich dos; OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de  e  DIAS, Ana Cristina Garcia. Perspectivas de futuro profissional para jovens provenientes de classes socioeconômicas desfavorecidas. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp. 223-234. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.1-17.

O objetivo desse estudo foi investigar as expectativas em relação ao futuro profissional de jovens estudantes do ensino médio oriundos de classes socioeconômicas desfavorecidas. Participaram desse estudo 200 estudantes de ensino médio de ambos os sexos que frequentavam duas escolas públicas estaduais no interior do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada coletivamente, em sala de aula, através de um questionário que continha questões abertas e fechadas. Os dados das questões abertas foram submetidos à análise de conteúdo temática e das questões fechadas, a análises estatísticas. Constatou-se que a maioria dos estudantes pensa a respeito de seu futuro profissional. Esses pensamentos estão relacionados tanto ao esforço pessoal para conquistar sucesso profissional e pessoal e boas condições financeiras, quanto ao desejo que os jovens possuem de exercer uma profissão que lhes traga satisfação pessoal. De maneira geral, os jovens são otimistas em relação ao futuro profissional e esperam conquistar sucesso nos diversos contextos de vida. No entanto, os participantes reconhecem a necessidade de se esforçar para atingir seus objetivos e desfrutar da satisfação que o trabalho pode proporcionar, uma vez que percebem os aspectos negativos associados à instabilidade do mercado de trabalho.

Palavras-chave : Jovens; ensino médio; profissão; futuro.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )