SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Perspectives of young people from lower classes regarding the professional lifeDevelopment and psychometric properties of a novel depression measure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

ESCOBAL, Giovana; ELIAS, Nassim Chamel  and  GOYOS, Celso. Comparação entre avaliações de preferência com itens tangíveis e com itens digitais. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp. 235-248. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.1-18.

Testes de avaliação de preferência com figuras digitais por computador podem apresentar vantagens em relação aos testes realizados sobre a mesa, como economia de tempo e de esforço e redução de erros manuais. A proposta desse estudo foi examinar o uso de uma avaliação de preferência por computador com 14 crianças com desenvolvimento típico e nove com deficiência intelectual. Dois formatos de avaliação de preferência foram conduzidos para comparar as hierarquias de preferência geradas com figuras digitais e os itens tangíveis correspondentes. Esses formatos incluíam apresentar figuras digitais em um computador e itens tangíveis em uma mesa. Os resultados das avaliações de preferência indicaram que os dois métodos produziram os mesmos itens mais escolhidos para a maioria dos participantes. Muitas variáveis ainda precisam ser examinadas em experimentos futuros. As implicações desses resultados para avaliações de preferência com estímulos digitais são discutidas.

Keywords : Avaliação de Preferência; escolha; figuras digitais; itens tangíveis.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )