SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Comparação entre avaliações de preferência com itens tangíveis e com itens digitais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

FILGUEIRAS, Alberto et al. Desenvolvimento e propriedades psicométricas de uma nova medida de depressão. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp. 249-269. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.1-19.

O Inventário Filgueiras de Depressão é proposto como um novo instrumento criado especificamente para a cultura brasileira, no intuito de rastrear episódios de depressão maior de acordo com as categorias do DSM-V. Dois estudos foram conduzidos com esse propósito. O estudo 1 teve amostra constituída por 326 alunos de graduação em psicologia. Palavras únicas ou expressões foram perguntadas para que representassem os sintomas depressivos. Os termos mais citados compuseram a primeira versão do Inventário Filgueiras de Depressão. O estudo 2 reporta as propriedades psicométricas dessa nova escala. A amostra consistiu em 471 voluntários recrutados pela internet e 238 alunos de graduação também voluntários. Análises fatoriais, validade concorrente e convergente, e outros índices da Teoria Clássica dos Testes revelaram resultados consistentes com as expectativas do presente trabalho. A modelagem por escala de classificação de Andrich foi usada como método de análise na Teoria de Resposta ao Item. De um modo geral, as propriedades psicométricas do Inventário Filgueiras de Depressão se mostraram bons e o presente estudo sustenta a efetividade dessa nova escala como um instrumento que mede episódios depressivos no Brasil.

Palavras-chave : FDI; depressão; teoria de resposta ao item; psicometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )