SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Estratégias de enfrentamento dos problemas de escolarização: revisão de literaturaAbusadores sexuais adultos e adolescentes no sul do Brasil: pesquisa em denúncias e sentenças judiciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

VALENTINI, Felipe  e  LAROS, Jacob Arie. Inteligência e desempenho acadêmico: revisão de literatura. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.2, pp. 285-299. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2014.2-02.

A inteligência é um aspecto importante para a compreensão do desempenho acadêmico dos estudantes. Nesse contexto, buscou-se revisar a literatura recente sobre a relação entre a inteligência e o desempenho acadêmico, destacando as variáveis que podem influenciar essa relação. Os artigos revisados foram classificados em nove categorias segundo o conteúdo das variáveis que foram investigadas em relação à inteligência e ao desempenho acadêmico. Essas categorias referem-se às características de personalidade, sexo, cognição, etnia, aspectos positivos, disfuncionais, socioeconômicos, pessoais e aspectos da escola. Os artigos revisados indicam evidências de que as características de personalidade, como responsabilidade e autodisciplina, estão relacionadas, de maneira positiva, ao desempenho acadêmico. Outros aspectos como a criatividade, a motivação e a autopercepção de desempenho também podem explicar o desempenho. A revisão apresenta, ainda, as principais lacunas da literatura científica e as direções para as pesquisas futuras.

Palavras-chave : Inteligência; habilidades cognitivas; desempenho acadêmico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )